quinta-feira, 19 de julho de 2012

Globalização Comunicacional e Transformação Cultural - Jesús Martín-Barbero



Compreende-se que a globalização e cultura são dois pólos que se interligam no que diz respeito à diversidade do tempo em que vivemos. Entre tantos pontos de vista de Barbero sobre “globalização e cultura”, sintetizamos que a globalização intensifica cada vez a interdependência e as relações sociais em nível mundial. Assim, ela não significa apenas o desenvolvimento das redes sociais afastadas de nossas realidades e das preocupações individuais - é um fenômeno mundial que nos permite comunicar e fazer ressurgir o interesse pela cultura dos lugares onde vivemos.

O processo de globalização é, ao mesmo tempo, um movimento de potencialização da diferença e de exposição constante de cada cultura às outras culturas, de minha identidade àquela do outro (Barbero, p.60). Nessa dimensão, não é possível ser fiel à cultura sem transformá-la com o tempo presente da história, seja nos seus locais de vivência coletiva ou nos grandes canais de comunicação e informação mundial. Para visualizar este cenário de comunicação cultural é necessário ajustarmos as lentes e focar o olhar na direção das construções e das narrativas das novas identidades.

Por Arlete Gomes, Bruno Ramos e Rafael Correa.

Homicídios de crianças, adolescentes e jovens: vergonhoso recorde brasileiro

A publicação de 2012 do Mapa da Violência no Brasil, analisando dados relativos ao ano 2010, tematiza o segmento de crianças, adolescentes e jovens, com dados que apontam a tendência de crescimento das mortes violentas dessa população, com percentuais muitas vezes mais elevados do que os indicadores de violência relativas à população brasileira no seu conjunto. Leitura obrigatória para Hildete Emanuele, pesquisadora do extermínio de jovens em bairros da periferia de Salvador, BA, e para todas as pessoas que pesquisam, atuam ou se interessam pela condição de crianças, adolescentes e jovens no Brasil.

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Indicação: Walderes Brito
Doutorando em Sociologia, UFG.