domingo, 7 de novembro de 2010

10 anos do Curso de Especialização em Juventude:


agradecimento à Casa da Juventude Pe. Burnier e à Rede Brasileira de Centros e Institutos de Juventude

A preocupação, o interesse e também o amor pela juventude tem crescido em muitas pessoas, Instituições e mesmo governos. Essa atenção dedicada aos jovens se deve a muitos fatores sociais (e demográficos), mas, em diversos casos, é fruto de processos de formação como os realizados nas Pastorais da Juventude, nos Centros e Institutos de juventude pelo Brasil, nos movimentos sociais, nas Igrejas, nas escolas, nas universidades. Um lugar especialmente tem sido celeiro onde brota, cresce e irradia amor pela vida da juventude no Brasil: a Casa da Juventude Pe. Burnier (CAJU), situada em Goiânia, na beleza do Cerrado.

A coordenação do Curso de Especialização Latu Sensu em Juventude no Mundo Contemporâneo que completou 10 anos foi um dos tantos desafios que a CAJU assumiu como Instituição que cuida da juventude e como Igreja. A Especialização tem sido também grande referência para pessoas, governos e Instituições que se interessam e/ou estão envolvidos com juventude. O Curso é oferecido pela Rede Brasileira de Centros e Institutos de Juventude, com chancela da FAJE (Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia) e tem como objetivo aprofundar o conhecimento teórico, prático e científico da juventude contemporânea, capacitando profissionais para promoção de estratégias de atuação junto aos/às jovens.

Somos da 6ª Turma do Curso de Especialização, até aqui mais de 200 especialistas em juventude formados atuando no Brasil todo. Especialistas que atuam em diversos lugares, enriquecendo a prática das escolas, das universidades, das organizações não governamentais, dos movimentos sociais, da Igreja!

A 6ª Turma da Especialização, rumo ao último período do Curso, manifesta sua gratidão à Rede Brasileira. De modo especial, manifesta sua gratidão à Casa da Juventude pelo exemplar serviço de coordenação desse projeto que acontece dentro de suas dependências; pela mobilização que tem feito em Goiás e no Brasil em favor da vida da juventude; pelo acúmulo e sistematização de sua prática educativa e pastoral junto dos jovens; pelo inspirador exemplo que tem sido os colaboradores e funcionários da Casa da Juventude no serviço à juventude, no estudo da realidade juvenil, no acompanhamento direto aos jovens empobrecidos, na fidelidade de seu seguimento a Jesus Cristo e pertencimento à sua comunidade de discípulos – a Igreja.

6ª Turma da Especialização em Juventude no Mundo Contemporâneo