quinta-feira, 15 de julho de 2010

Globalização econômica e Mundialização cultural

A porta de entrada na disciplina "Juventude, Comunicação e Linguagem" foi uma discussão sobre o tema que está no título deste post. Veja a seguir os destaques da discussão feitos por quatro dos 37 alunos/as da disciplina:

“O que chamou atenção na primeira aula da disciplina de Juventude, comunicação e Linguagem foi a metodologia proposta pelo professor Walderes Brito. Provocando a todos a socializar seus conhecimentos e aprendizados desta disciplina inclusive através deste blog. E aqueles que ainda não têm agilidade com essa ferramenta tecnológica foram convidados a assumir esse desafio como estratégia de aprendizagem e inserção no espaço tecnológico, que é tão familiar aos jovens.” (Marilei Fréo)

“A primeira aula de Juventude, comunicação e linguagem alertou, a partir do autor Jesús Martín-Barbero, para a complexificação dos conceitos de espaço, interação e cidadania. Sob a ótica da globalização, o pertencimento ultrapassa o nível territorial, alargando-se para aquilo com o que nos identificamos.” (Grinberg Dailli Silva)

“Falar de Comunicação é perceber as novas possibilidades de descoberta e ter coragem para mergulhar nessa excitante aventura que, sem dúvida, nos faz criar pontes e enlarguecer o horizonte. Na primeira aula da disciplina “Juventude Linguagem e Comunicação”, com uma “tempestade de idéias” os “especialistas” se apresentaram e externaram suas inquietações em relação ao tema. As partilhas foram espetaculares. Em seguida, discutimos o texto de Jesús Martin-Barbero (Globalização comunicacional e transformação cultural). Com o conceito e a discussão do que seria globalização, observando que, no campo da cultura, esse fenômeno não pode ser reduzido ao mero discurso anti capitalismo. Trata-se de uma situação que, entre outras coisas, diz respeito às transformações dos modelos e dos modos de comunicação. Essa realidade de mundo comum, como um grande quintal que vai se constituindo novas significações a respeito dos conceitos de “Espaço”, “Diversidade” e “Cidadania” que se modifica devido à nova configuração do mundo como uma fumaça que com sua opacidade vai distorcendo os contornos da figura real que, aos poucos, perde sua forma primeira. Fica claro que cultura não é um elemento descartável de fácil despacho, como uma roupa que se troca, mas, como algo que esta intrínseca ao ser, valorizando e enaltecendo sua idiossincrasia”. (Rocélio Silva Alves)

“Se tiver oportunidade, dá uma checada ai pessoal. Foi indicado um texto para os especialistas em juventude. O autor do texto é JESÚS MARTIN BARBERO, com o título: “Globalização Comunicacional e Transformação Cultura”, que é um dos artigos do livro "Por uma outra comunicação". Muito legal para quem quer conhecer como é mesmo esse negócio de globalização e comunicação. O autor trata o tema na perspectiva da globalização no campo da cultura (ou mundialização cultural) como um movimento que vai criando novas formas e contornos devido aos choques e interações entre as culturas, além do aspecto mercantilista de reprodução econômica e ideológica em vista de manter o sistema capitalista vivo. Dá uma olhada e manda dizer o que achou”. (José Aparecido Sousa)

Um comentário:

  1. Olá Juvenologos
    Agradeço as informações sobre o que andou rolando na primeira aula da disciplina... creio que dica de leitura do autor trabalhado ajuda no aprofundamento que podemos ter.
    Obrigado
    Lourival Rodrigues
    Coordenador da pós-juventude

    ResponderExcluir