quinta-feira, 15 de julho de 2010

Álcool, droga e violência


"A complexidade das relações entre drogas, álcool e violência" é um artigo escrito por Maria Cecília de Souza Minayo e Suely Ferreira Deslandes para o Caderno de Saúde Pública vol.14 n.1 Rio de Janeiro Jan./Mar. 1998.

Vale a pena ler esse artigo e pensar como esses fatores influenciam na vida dos jovens e como os mesmos encaram a família, sociedade e governos.

Resumo: Este artigo discute as complexas relações existentes entre drogas e violência. Valendo-se de alguns estudos com base empírica e dos discursos correntes, analisa os problemas conceituais e metodológicos relacionados ao estabelecimento de nexos causais, riscos e associações. Ao demonstrar as dificuldades teóricas e práticas destas delimitações, aponta também para um debate necessário no campo da saúde pública e das políticas sociais. Preocupa-se com que as intervenções e a prevenção não se contaminem por falácias, que em nada ajudam a compreensão e a ação relativas à problemática social das drogas.
Palavras-chave: Drogas Ilícitas; Consumo de Bebidas Alcoólicas; Violência; Saúde Pública; Sociologia.

Para acessar o texto na íntegra. Clique Aqui!


por José Aniervson

Um comentário:

  1. Olá Walderes, gostei demais da iniciativa do Blog.Parabéns!E aí turma, essa ferramenta parece atraente e eficaz. Visa contribuir para o nosso aprendizado no espaço virtual.Além de facilitar a nossa interação!

    ResponderExcluir